Cotia terá participação maior no Programa VerdeAzul

12:10 |





Cotia sediou nesta terça-feira (2) o 2º Ciclo de Capacitação do Programa Município VerdeAzul. O primeiro ocorreu mês passado, em Ribeirão Pires, no ABC Paulista. É a primeira vez desde que o programa foi criado, em 2007, que ocorrem estes encontros técnicos nos municípios. Até o final do semestre estão previstos mais oito, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades participantes.
Presente ao evento, no Colégio Adventista do Parque São George, o secretário de Meio Ambiente de Cotia, Ricardo Secomandi, afirmou que Cotia terá maior participação no programa.
"O prefeito Rogério Franco tem demonstrado bastante preocupação com as questões ambientais. Temos nos reunido frequentemente para tratarmos do assunto e, para este ano, buscaremos uma participação maior no programa. Esta é a meta", disse o secretário, depois de dar boas-vindas aos representantes de vários municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Interlocutores dos municípios acompanharam palestras sobre dez temas ao longo do dia: Defesa Civil, Guarda Responsável, Fauna Doméstica, Educação Ambiental, Gestão de Aterro Sanitário, Gestão das Águas, Recuperação de Nascentes, Recuperação Ecológica, Geoprocessamento e Pagamento por Serviços Ambientais.
As palestras foram ministradas pela Defesa Civil do Estado e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de integrantes de ONG’s parceiras do programa Município VerdeAzul.
O encontro visa a auxiliar os municípios a seguirem com êxito as diretrizes propostas pelo programa. As cidades participantes têm que atender a alguns critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP). Entre os temas estratégicos do programa estão: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura Ambiental e conselho ambiental.
Ao final de cada ciclo anual é publicado o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas". O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
A liberação de recursos do FECOP independe da colocação no ranking. Cotia vem ganhando colocação por conta das ações desenvolvidas nos últimos anos e pulou da 262ª posição em 2015, com 48,08 pontos, para a 188ª, em 2016, com 52,27 pontos. Os municípios que atingem 80 pontos recebem premiação simbólica com entrega de certificado e troféu pelas ações desenvolvidas. Cotia participa do programa desde 2010.
-- 
Comunicação Social - Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Cotia
Fone: 4148-8607

0 comentários:

Postar um comentário