Viação São Roque compra três micro-ônibus

09:49 |



03/04/2017 09:14:34 - Atualizado em: 03/04/2017 12:09:29



AMPLIAR FOTO


AMPLIAR FOTO


AMPLIAR FOTO


AMPLIAR FOTO


AMPLIAR FOTO


AMPLIAR FOTO


A empresa Viação São Roque, responsável pelo transporte coletivo municipal de São Roque, comprou três micro-ônibus. Os veículos chagaram no sábado 1 de abril.

Os carros, na cor amarelo e branco foram direto para garagem onde foram adesivados no fim de semana com a nome da empresa.

Os micro-ônibus são usados e teriam sido adquiridos da empresa Vale de Cotia, informação não confirmada pela Viação São Roque.

Os três coletivos começaram a rodar na cidade na manhã desta segunda-feira, 03. Os itinerários que eles estão fazendo são, Mosteiro, Santo Antônio e Guaçu.

Os veículos são adaptados com elevador para cadeirantes.

A prefeitura informou recentemente que a empresa teria de em 15 dias comprar três veículos, porém, não detalhou se seriam micro-ônibus.

Depois desse primeiro prazo, a empresa teria que continuar comprando mais ônibus a cada 15 dias, até que a frota fosse renovada.

Empresa cumpre primeira etapa do acordo para permanecer no município

A Viação São Roque cumpriu exatamente no último dia, dos 15 dias, a primeira parte do acordo com a prefeitura para permanecer no município.

No dia 17 de março, a prefeitura informou que a empresa obrigatoriamente teria de seguir um acordo, comprar ônibus por prazo estipulado para fazer a renovação dos coletivos e continuar operando no município.

O primeiro prazo terminou e exatamente no sábado, 01, quando chegaram os micro-ônibus em 15 dias do acordo.

Agora, faltam ainda mais três prazos, sendo em mais 15 dias a compra de mais dois ônibus, depois outros cinco ônibus e na sequência mais 10 veículos.

Ao todo, são quatro meses para que haja a renovação, cumprindo prazos estipulados de compra nestes 120 dias.

Ao final, a empresa terá comprado 20 ônibus.

Segundo a prefeitura, se um dos prazos dentro dos 120 dias, não foi cumprido, a empresa terá o contrato imediatamente cancelado e uma nova empresa será contratada para assumir o transporte coletivo municipal.

Agora a expectativa é para a sequencia do acordo sobre a compra dos ônibus;

A prefeitura, informou também que além dos veículos, a empresa tem de regularizar as linhas, melhorar o atendimento e horários.

Veja a nota da prefeitura enviada no dia 17 de março.
Leia a nota enviada na íntegra abaixo:

A Prefeitura da Estância Turística de São Roque informa que, nos termos da legislação federal vigente, abriu procedimento prévio, que consiste na exigência de adequação contratual por parte da empresa Viação São Roque, para que renove sua frota, bem como cumpra as obrigações contratuais e legais.

A Prefeitura esclarece que o cronograma deverá ser fielmente cumprido nas datas determinadas. Em caso de descumprimento de qualquer prazo do cronograma a medida será imediatamente cancelada e promovido o processo de rompimento do contrato de concessão.

Fica estabelecido que a empresa deverá, imediatamente, organizar as linhas que foram retiradas unilateralmente, além do cumprimento dos horários que não vinham sendo respeitados.

Também foi determinado que a frota seja revisada e que a empresa deve obrigatoriamente cumprir com a manutenção imediata em todos os carros, atendendo o anseio e a necessidade da população. 

Com a abertura do procedimento prévio, a fiscalização que já vinha sendo realizada pelo Departamento de Planejamento será intensificada, ressaltando que não será tolerado o descumprimento das obrigações e do cronograma de renovação de frota, que segue abaixo:

Em 15 dias – renovação de três veículos; 
Em 30 dias – renovação de mais dois veículos;
Em 60 dias – renovação de mais cinco veículos;
Em 120 dias - renovação de mais 10 veículos, contabilizando um total de 20 veículos renovados.

Reclamações e problemas

A Viação São Roque é a responsável pelo transporte coletivo no município e faz as linhas para todos os bairros da cidade, porém, o serviço prestado não vem agradando aos usuários.

Há diversas reclamações, entre elas, graves falhas nos horários, atrasos, falta de veículos e cumprimento do itinerário.

Também, uma das principais reclamações, é a condição dos ônibus, que segundo os usuários, estão precários, velhos, sucateados e proporcionando risco à segurança.

A empresa se defende, diz que a atual crise também prejudica, a diminuição do número de passageiros, o não reajuste da passagem adequadamente, o grande número de pessoas andando de graça como idosos, policiais, deficientes entre outros, além dos estudantes e a falta de um subsídio da prefeitura.

O prefeito Cláudio Góes informou que a Viação São Roque renovou o contrato no ano passado com a prefeitura por mais 6 anos, o que permite a prestação do serviço até o fim de 2021.

Disse que a empresa vai precisar cumprir todos os itens do contrato se quiser permanecer, isso significa fazer um serviço de qualidade para a população.

De qualquer forma, Cláudio afirmou que, para a empresa continuar, ela terá que rigorosamente melhorar o atendimento e investir.

A negociação sobre as obrigatoriedades está em documento assinado e se não cumprir, o contrato será encerrado e, assim uma nova empresa assumirá imediatamente.

Fonte: da Redação


São Roque Notícias

0 comentários:

Postar um comentário