Feira Noturna impulsiona trabalho de artesãos locais

13:20 |






Você que frequenta a Feira Noturna que acontece toda quarta-feira em frente ao Paço Municipal já reparou no espaço dedicado aos artesãos de Cotia? Se ainda não viu, vale a pena conhecer os 16 artistas que expõem e vendem suas obras.
Todos os artistas são cadastrados na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Tem barraca de tricô, bordado, biscuit, fuxico, caixinhas decoradas, mensageiros e outras peças de bambu, filtro dos sonhos e boneca de pano, entre outros.
Atualmente são mais de 250 artesãos de Cotia cadastrados na Sutaco, que está integrada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, e visa dar suporte aos artesãos, preservando, promovendo e resgatando o artesanato paulista.
A agente cooperadora responsável pelos cadastros de Cotia, Maria Barbosa, acompanha de perto o trabalho dos artesãos. “São quase três anos que a Sutaco firmou parceria com a prefeitura de Cotia e desde então os artesãos da nossa cidade têm nos procurado cada vez mais.”
O cadastro na Sutaco auxilia o artesão na comercialização e divulgação do artesanato paulista, avaliação e classificação do artesanato, concessão de microcrédito através do Banco do Povo Paulista, emissão de Nota Fiscal e assessoria técnica e jurídica, além de promover feiras para os membros cadastrados.
Daniela Cristina da Silva, 34 anos, fez curso de biscuit oferecido pela prefeitura em 2011 e desde então vem se especializando. Ela é uma das artesãs mais antigas a participar da Feira Noturna: “Lembro que no começo eram apenas duas barracas e hoje aumentou muito. Acredito que o apoio da prefeitura incentivou outros munícipes a trabalhar com sua arte”.
Os artesãos também participam da Feira Noturna em Caucaia do Alto toda sexta-feira. O shopping Pátio Cotia também apoia os artesãos locais. Há três anos eles expõem no estacionamento do local, das 10h às 16h, todo segundo domingo do mês.
Para Daniela, as exposições e a Feira Noturna são as suas maiores distrações: “Eu me sinto em casa quando estou expondo minhas peças de biscuit. Esse trabalho é minha vida, é onde eu ganho a minha renda, além de ter construído muitas amizades e clientes”, declara.
Segundo a agente cooperadora, os artesãos já participaram de várias feiras pelo município, como na Praça da Matriz, Praça Joaquim Nunes, Praça dos Romeiros, Ginásio de Esportes e Cemucam, além de eventos no Sesc Circuito de Artes e Ação Global.
A Feira Noturna de Cotia está situada em frente a Prefeitura (Avenida Manoel José Pedroso, 1.347, Jardim Nomura) e acontece toda quarta-feira, das 16h às 22h. A de Caucaia acontece na Praça dos Romeiros, Centro, às sextas-feiras, também das 16h às 22h. O Pátio Cotia fica na Avenida Antônio Mathias de Camargo, Centro.




-- 
Comunicação Social - Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Cotia
Fone: 4148-8607

0 comentários:

Postar um comentário