Banco do Brasil lança linha de financiamento para Energia Renovável no meio rural

10:15 |



Por  em abril 13, 2017





O Banco do Brasil lançou o BB Agro Energia, um novo programa de linhas de financiamento voltado para o uso de energias renováveis no meio rural. Esse financiamento é direcionado tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas e cooperativas. A estimativa é que sejam liberados R$ 2,5 bilhões em 2017.
Este programa vai possibilitar a instalação de placas fotovoltaicas, aerogeradores ou biodigestores nos terrenos. Para, desse forma, reduzir os custos de produção, transformar os interessados  em autoprodutores, fazer transferência de tecnologia ao campo e ampliar os negócios com o setor agropecuário.
As linhas que englobam o programa são as seguintes: FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp (paraa agricultura empresarial); Pronaf Eco (para a agricultura familiar); e Pronaf Agroindústria e Prodecoop (para cooperativas agropecuárias).
As taxas variam de 2,5% até 12,75% ao ano e o prazo médio é de 10 anos. O financiamento pode ir até 100% do projeto.
De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, o programa representa uma evolução para o financiamento da fonte, pois o BB Agro Energia é completamente direcionado para o setor agrícola, além de ser uma ação coordenada. “O programa tem abrangência nacional, agora o foco é o agronegócio brasileiro. Isso é muito sinérgico”, afirma.
O aspecto da sustentabilidade no campo também foi elogiado pelo presidente da associação. Ele também lembrou que a Absolar vem há dois anos debatendo com banco a implantação de linhas de crédito para o setor. A associação também atua junto ao banco para a abertura de uma linha de financiamento para consumidores na área urbana.
Áreas como suinocultura e avicultura, que tem consumo de energia bastante elevado poderão se beneficiar das linhas.
Para obter o financiamento, é necessário que os projetos devam ter até 1 MW (Megawatt).
O financiamento também poderá contemplar equipamentos que vão atuar de forma isolada em uma propriedade, não precisando estar conectado à rede.
ABSOLAR
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil.
Para mais informações sobre a Associação clique AQUI
Redação

0 comentários:

Postar um comentário