Atuação da GCM garante segurança humanizada em Cotia

14:47 |




           Em uma ronda de rotina na altura do km 39 da rodovia Raposo Tavares, guardas civis municipais de Cotia foram chamados por uma pessoa que acabava de testemunhar um roubo. Agiram rápido e recuperaram  malote com cerca de R$ 40 mil e prenderam um dos suspeitos, enquanto os demais fugiram em uma motocicleta. A presença da GCM junto à população e o atendimento humanizado deram nova formatação à corporação nos últimos anos, que passou a ter papel determinante nas ações de segurança pública.
Desde a promulgação da Lei Federal 13.022/2014, que prevê poder de polícia às Guardas Civis Municipais (GCMs), regulamentando o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, os guardas passaram a ter a missão de proteger vidas e combater a criminalidade.
Em Cotia não é diferente. Os guardas fazem mais do que proteger o patrimônio público e são treinados e equipados para reforçar a segurança pública, agindo em conjunto com outros órgãos de segurança em situações de conflito. A resposta rápida a determinadas situações se deve ao fato de os GCMs estarem mais presente nos bairros e terem atuação humanizada e próxima ao cidadão.
"Levando em conta um país em que as pessoas clamam por uma segurança pública mais justa e eficiente, a GCM de Cotia está entre os agentes institucionais incumbidos de fortalecer a segurança e combater a violência", disse José Roberto Araújo, comandante da corporação.
Para garantir a eficiência desse trabalho, o comandante salientou que os GCMs passam por treinamentos que acontecem anualmente na Polícia Federal, os chamados cursos de atualização. "A GCM passou por muita evolução e o armamento passou do calibre 38 para a permissão do uso de pistola; palestras e treinamentos garantem que a guarda siga a evolução do país no quesito segurança pública".
No primeiro trimestre deste ano, o secretário de Segurança Pública da cidade, Almir Rodrigues, se aprofundou em estudos e projetos que devem ser implantados em breve em Cotia, como a Patrulha Maria da Penha, e o aprimoramento da Ronda Escolar Municipal. "Também tenho visitado experiências em cidades vizinhas, que são positivas e viáveis, e que podem ser implantadas em Cotia, como a instalação de totens interativos que devem ser implantados em pontos estratégicos do município", disse Almir.
O secretário salientou ainda que novas viaturas e nova adesivação dos carros foram apresentadas à população, mostrando que a GCM iniciou uma nova fase de gestão, trabalho participativo que visa o progresso no que diz respeito à segurança.
Entre as atribuições da GCM estão: proteção municipal preventiva; combate ao crime e a violência - seja urbana ou doméstica e proteção ao patrimônio público.
Policiar, vigiar, guardar, prevenir, antecipar-se ao crime ou ato lesivo ao bem comum também compõem a lista de competências da Guarda Civil Municipal. Os serviços mais solicitados são: averiguação, furto, roubo, desinteligência, auxílio ao público e apoio a outros órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, delegacias, Conselho Tutelar e Secretarias Municipais. Em Cotia, a GCM pode ser acionada pelo número 153, 24 horas por dia.      
Efetivo
A Guarda Civil Municipal conta com quase 400 agentes, setores de cursos, treinamentos e de projetos, observatório e estatística, setor de corregedoria e inteligência, Central de Videomonitoramento e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
 

-- 
Comunicação Social - Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Cotia
Fone: 4148-8607

0 comentários:

Postar um comentário