O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o seu governo vai se basear na vontade do povo americano. Segundo o republicano, a cerimônia foi uma transferência de poder de Washington para a população dos EUA.
"O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo. O dia 20 de janeiro de 2017 vai ser lembrado como o que o povo se tornou outra vez o governante do país. Homens e mulheres esquecidos no nosso país, não serão mais esquecidos", disse o presidente do Estados Unidos.
Trump disse ainda que os últimos governos americanos não colocavam o país em primeiro lugar e, no seu mandato, isso será diferente. De acordo com ele, outras nações foram defendidas e os Estados Unidos ficou deixado de lado.
"Estamos reunidos hoje aqui para emitir um novo decreto que deve ser ouvido em todo mundo. A partir desse dia para frente, uma nova visão vai governar nosso país. Desse dia para frente, será apenas o primeiro os EUA. Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração e assuntos com relações estrangeiras vai beneficiar os trabalhadores americanos", afirmou.
Donald Trump ainda disse que pretende reforçar as alianças dos Estados Unidos e criar novas e, juntos, erradicar o terrorismo islâmico do mundo.